Wednesday, December 16, 2009

Back to Work

Voltei, disse que voltaria e cá estou, Estados Unidos da América! E pensar que há doze dias atrás eu estava no Brasil aproveitando aquele calor humano e agora estou aqui, três horas mais cedo, cercada de antissociais (que agora não tem mais hífen) e preconceituosos, só que neste caso PRÉ-conceituosos mesmo!

É, o curso valeu de alguma coisa, mais como comprovação daquela velha e interessante história que um amigo me contou durante a estadia - "você está sempre aprendendo, mesmo sem aprender nada" - aprendi muito nesses últimos dias distante dessa nação fútil e mesquinha. Fora a lembrança de como é bom ser brasileira, aprendi que a reforma ortográfica foi a maior besteira que a Academia Brasileira de Letras poderia ter feito! SIM! B.E.S.T.E.I.R.A!!!



Julguem-me os imortais! Eu quero meus acentos agudos e circunfléxos de volta! Quero dizer cincunflExos, agora sem acento! De todos os defeitos que eu já encontrei onde moro, e não são poucos, esse eu sou obrigada a concordar que eles não têm! Dão um valor tão grande e tão precioso à língua que falam que preferem falar e escrever certo a ficar inventando "modinhas" para agradar a... Bom, sei lá quem! A mim é que não foi!
Em suma, quero meu bom e velho português (COM ACENTO) de volta, quero escrever errado sabendo estar certo e, melhor que isso, sabendo estar LÓGICO! Porque não basta ser certo, tem que fazer sentido! E, das muitas coisas que essa "m&%#@!" não tem, a pior delas é a LÓGICA!








Porque acento agudo é para ser usado nas palavras abertas e agudo tem som fechado, assim como circunflÉxo é para as palavras fechadas, mas tem acento agudo por ter fonética aberta! Deu para entender?

2 comments:

Anonymous said...

ai, ainda não consegui assumir na minha vida a reforma gramatical. lembro quando eu era pequeno de ver minha vó escrever pessôa. sim, com circunflexo, e eu achava engraçado. hoje vejo a mesma dificuldade que ela tinha em se adaptar. que bom que gostou dos top 5. não sou entendido em área nenhuma, mas como expliquei no primeiro dos top 5, acho que daqui uns 20 anos vou querer saber o que eu gostei em 2009, e por aí vai.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.